GALERIA DE FOTOS COM ISABELA SOUSA CLIQUE AQUI!
Entrevista com a bodyboarder PENA IsabelaSousa. Ela fala do início no bodyboarding, sonhos, sua parceria com o irmãoAlex Sousa, projetos para 2012 e sobre o acidente recente competindo com oshomens. Com vocês, simplesmente, Isabela Sousa, a Rainha do Bodyboarding.
- Isabela, como foi o seu início no bodyboarding, você sentiu de cara que este seria seuesporte ou a paixão foi acontecendo aos poucos?
Isabela Sousa: Eu sempre fui louca por praia e poresportes, embora eu tenha sido uma garotinha tímida, nos esportes eu sempre mesentia mais solta, então acho que o bodyboard foi a combinação perfeita paramim, sem contar que eu moro bem perto da praia, nao tinha como não me apaixonarpelo bodyboard a primeira vista!
- Como é acordar hoje e ver o que você construiu nasua carreira como atleta. Tipo, acordar e se tocar do fenômeno que é a IsabelaSousa para o bodyboarding brasileiro e mundial? Desde o começo você tinha ofoco em ir atrás das competições mundiais?
Isabela Sousa: Eu acredito que acordo do mesmo jeito desempre, eu amo o bodyboard e quando se ama nao olha o que tem feito, vocêsimplesmente faz por que faz bem para você, é uma troca: do mesmo jeito que eudei muito da minha vida pelo meu esporte ele me deu muitas coisas também. Eununca pensei que pudesse chegar onde cheguei mas eu sonhei bastante com isso equando a gente ama a gente faz com que os sonhos se tornem realidade.
- Como é a rotina da Isabela? Treino todo diaindependente das condições do mar?
Isabela Sousa: Eu treino todo “santo dia” independentedas condições... ou com meu preparador físico ou dando uma caída em frente daminha casa. Eu não consigo ficar parada! Quando eu me lesiono para mim é umadepressão só (risos)
- Hoje em dia,quanto tempo do ano, em media, você passa viajando? É difícil estar longe dafamília?
Isabela Sousa: Acho que bem mais da metade do ano euestou viajando. É difícil ficar longe de casa, mas essa é a vida que eu sempresonhei... Seria um pecado reclamar!
- Se você pudesse escolher uma das suas conquistascomo bodyboarder e colocar como a mais especial, qual seria?
Isabela Sousa: Acho que a ultima vitória em Pipeline... Hawaii é o melhor lugar para vencer!
- Admiro muito sua parceria com seu irmão Alex. Comoé ter o mano cuidando da sua exposição na mídia? Traz mais tranqüilidade paravocê?
Isabela Sousa: O meu irmão é o melhor irmão do mundo,sempre resolve meus problemas, acho que sem ele eu nao estaria onde estou hoje.Somos como uma equipe e devo muito do que tenho hoje a ele!
- Qual o seu ídolo no esporte? E fora doesporte quem você tem como referencial?
Isabela Sousa: Guilherme Tâmega sempre será meu maiorídolo no bodyboard, ele é a maquina! Fora do esporte minha mãe é meu maiorídolo por tudo sua historia de vida! Mas dentre todos os atletas o Senna paramim foi o mais guerreiro e é que eu tenho como maior referencia quando ascoisas não estão saindo muito bem.
- Você se acidentou recentemente no campeonato quecompetiu com os homens. O que foi exatamente que aconteceu? Você se machucou noimpacto nas pedras?
Isabela Sousa: Foi em um dia que o mar subiu e as ondasestavam quebrando mais ao fundo. Foi engraçado por que um reporte, ao fazer umaentrevista com as meninas, falou que o bodyboard feminino é bem inferior aomasculino, aquele comentário realmente me doeu profundamente, ai quando euentrei na água para competir com os meninos eu gritei para as meninas: não sepreocupem que eu vou me vingar por nós (risos) e na minha primeira onda eumandei um ARS vindo da seção que está mais ao fundo, o problema é que havia algumaspedras na frente e quando eu completei a manobra eu me deparei com elas, machucando um pouco os dois joelhos e bastante a coxa esquerda. A onda merendeu 10 pontos, mas eu tive que sair da água. Trinta minutos depois eu entrepara competir no mundial feminino e na minha primeira onda, quando eu mandei um360, por os músculos da coxa estarem muito debilitados o meu joelho nãorespondeu direito e tive um leve estiramento do ligamento. Tive que parar todaa competição neste momento para não correr o risco de me machucar mais e ficarfora da prova GSS na Austrália.
- Qual o perrengue mais sinistro que você passoudentro da água?
Isabela Sousa: Há vários... Mas uma vez, em Fernando deNoronha com ondas de 12 pés na Cacimba do Padre, levei uma vaca e perdi aprancha tive que remar para dentro devido a corrente e estando sozinha no picosem prancha tive a sorte de haver um barco passando por perto! Foi a coisa maislouca e mais engraçada que passei (risos)
- Isabela é mais do dia ou da noite? O que curtefazer quando não está surfando?
Isabela Sousa: Eu sou bem mais do dia, mas acho que háhora para tudo, e todas as vezes que ganho um evento importante gosto de sair ecomemorar com os amigos!
- Gosta deler? Se sim o que está lendo atualmente?
Isabela Sousa: Adoro ler e acho muito importante parapessoas como eu que nao tem muito tempo para estudar, é uma forma de exercitara mente e acredito que todo grande atleta não é formado somente de músculos!Agora mesmo estou terminando o Livro do tenista Rafael Nadal, Rafa MinhaHistória, mas já estou de olho no outro livro que está aqui comigo: A Revoluçãodos Bichos.
- Isabela, como você vê essa vibe que está tomandoconta do bodyboarding no Ceará? Essa retomada da Federação traz mais força para os atletas que competem?
Isabela Sousa: Bom, infelizmente eu nao estou muito pordentro do que acontece nas competições estaduais, mas acredito muito que seriabom ter uma empresa promotora de eventos organizando as competições no estado.Espero que a Federação possa fazer o que todos nós queremos: promover obodyboard cearense como ele merece!
- Algumapergunta que não fiz e que queira acrescentar?
Isabela Sousa: Nao Carlos acho que ta massa hahaha..
- Isabela,muito obrigado por essa entrevista. Muito bom ver que nosso esporte possui umapessoa com o verdadeiro espírito do bodyboarding quebrando muito erepresentando o Ceará mundo a fora. Grande abraço e boa sorte nos projetos para2012.
Isabela Sousa: Obrigado pelo carinho de quem meacompanha
Por: CarlosBezerra
Fotos: Arquivo pessoal da atleta