Evento que
acontece em Copacabana de 11 a 16 de setembro é o maior na história do Circuito
Mundial, com U$75.000,00 de premiação.
A competição distribuirá U$75.000,00 em prêmios – U$45.000,00 para os homens e U$30.000,00 para as mulheres – neste que será o evento com a maior premiação oferecida em toda a história do Circuito Mundial.
A porta de entrada para o evento no país foi justamente o Rio de Janeiro, no início da década de 80, e sua história, amadurecimento e desenvolvimento se confundem muito com a história da modalidade na Cidade Maravilhosa. “O bodyboard é um esporte com a cara do Rio de Janeiro, sendo amplamente praticado por todas suas praias. A volta do circuito para a capital é um presente para a modalidade que completou 40 anos de existência no ano passado", disse Flavio Brito, presidente da Federação de Bodyboarding do Rio de Janeiro - FEBBRJ.
A última edição com pontuação máxima do Circuito Mundial realizada na cidade aconteceu na Barra da Tijuca, em 2000, e foi vencida pelo australiano Ben Holland e pela brasileira Karla Costa. Desde então, os eventos internacionais no país foram realizados fora da capital carioca. Cidades como Salvador, Itajaí (SC) Balneário Comburiu (SC), Búzios e Niterói foram palcos do circuito durante esse período.
Maior premiação da história do esporte
Com U$ 75.000,00, sendo U$45.000,00 para os homens e U$30.000,00 mil para as mulheres, o Rio Bodyboarding International será o maior evento já realizado em todo o circuito mundial. No feminino, a etapa terá status de Grand Slam, sendo o mais valioso do IBA World Tour, distribuindo 2000 pontos. Entre os homens, o status será Prime 6 estrelas e também distribuirá 2000 pontos para a divisão de acesso ao circuito mundial.
Segundo Chico Garritano, Head Judge do Circuito Mundial e representante do Brasil na IBA, “este evento é uma recompensa pelo histórico que o Rio de Janeiro tem na realização de grandes eventos. Nada melhor do que o palco ser a Zona Sul, uma das regiões mais famosas e berço de um dos maiores atletas de todos os tempos: Guilherme Tâmega. Mérito e reconhecimento para a cidade mais famosa do Mundo”.
Copacabana, berço de Guilherme Tâmega
Duas estruturas, uma na Praia de Copacabana e outra na Praia de Ipanema, serão montadas, possibilitando que sejam trabalhadas as melhores condições de mar e vento durante o período da competição.
Palco da estrutura principal, o Posto 5, na Praia de Copacabana, é o berço do maior nome da história do esporte, o hexacampeão mundial Guilherme Tâmega. Após receber a notícia da confirmação do evento, Guilherme comemorou a notícia. "Eu só tenho a agradecer a Deus por ter sido criado no Posto 5. Simplesmente eu aprendi no melhor tipo de onda para o Bodyboarding - onda tubular e pesada - um dos dois maiores requisitos para um excelente Bodyboarding. O local não deixa nada a desejar para muitas ondas havaianas. O Rio é o centro do Bodyboarding brasileiro, e Brasil é uma das maiores forças do esporte mundial. Com mais de 20 títulos mundiais conquistados por cariocas”, ressalta Guilherme.
Apoio aos atletas
A Riotur terá um posto de informação turística no local da competição, para oferecer apoio a visitantes, atletas e equipes em sua estada na cidade. Para o secretário municipal de Turismo, Pedro Guimarães, realizar essa etapa do circuito nas praias cariocas consolida o Rio de Janeiro como capital mundial de eventos esportivos: “O Rio é uma academia a céu aberto, e poder utilizar nossos cartões postais para competições como essa aumenta ainda mais a promoção da cidade para todo o mundo. O retorno do bodyboarding a Copacabana, 12 anos depois, só ratifica a estratégia da Riotur de fortalecer o calendário de eventos da cidade e de transformá-la na capital dos grandes eventos esportivos”.
O Rio Bodyboarding International é uma realização da Federação de Bodyboarding do Rio de Janeiro e da Adding Sports & Entertainment e conta com supervisão da International Bodyboarding Association e Confederação Brasileira de Bodyboard. O apoio é da Riotur.
Por: Danilo Caboclo - Assessoria de Imprensa IBA South America - danilo@gruposix.com.br - 11 7667-9636 ou 48 3364-1294
Fotos:
1 - Guilherme Tâmega é um dos atletas mais aguardados no Rio Bodyboard International - Crédito: Arquivo Pessoal
2 - Posto 5 - Crédito: Henrique Pinguim
2 - Posto 5 - Crédito: Henrique Pinguim