A Confederação Brasileira de Bodyboarding anunciou nessa semana a equipe que representará o país no ISA Bodyboarding Games, entre os dias 06 e 13 de dezembro, em Iquique, no Chile. Sete atletas representarão o Brasil nas categorias Open Masculino, Open Feminino, Sub-18 Masculino, Sub-18 Feminino e Drop Knee.
Bicampeão em duas edições do evento, em 2012 e 2013, o Brasil busca retomar o título perdido em 2014. E para isso, o país anunciou um time experiente. O bicampeão da categoria Open do evento, Eder Luciano, de Santa Catarina, está mais uma vez confirmado e vai para seu quarto ano no ISA. Além dele, os capixabas Lucas Nogueira e Helliton Loureiro, ambos top do Circuito Mundial, serão os demais representantes do país na Open Masculino.
Na Open Feminino, a vaga é da capixaba Neymara Carvalho. Maior nome de todos os tempos do esporte, a “Pequena Notável”, acumula cinco títulos mundiais e dois de ISA Games, sendo uma forte candidata ao título.
Na Sub-18, o Brasil vai com Sócrates Santana, finalista do evento em 2014 e atual bicampeão brasileiro, e Vitória Mores, ambos do Rio de Janeiro. Fechando a equipe, o alagoano Daniel Alves representará o país no Drop Knee. Além dos sete atletas, a equipe tem a presença do capixaba Wendel Lopes, experiente treinador e que acumula duas conquistas com a seleção brasileira
"Desde de 2012 a seleção Brasileira passou a seguir os padrões de outros países, não escolhendo os atletas por ranking, e sim pelo local onde acontecerá a etapa o tipo de onda. Por dois anos tentamos respeitar o ranking mas em cima da hora atletas falavam que não iam, e por isso tomamos essa decisão. Muitos criticam, mas não sabem de 1% o que passamos para conquistarmos o bicampeonato”, desabafa Wendel.
Informações à imprensa:
Danilo Caboclo